quarta-feira, 2 de abril de 2014

Missão é partir...

 “Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. 
É parar de dar volta ao redor de nós mesmos, como se fôssemos o centro do mundo e da vida. 
É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é maior. 
Missão é sempre partir, mas não devorar quilómetros. 
É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. 
E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então Missão é partir até os confins do mundo." D. Hélder Câmara

Queridos Irmãos e Irmãs,
Com esse pequeno texto de Dom Hélder Câmara, falo um pouco da minha experiência como sacerdote em uma porção da grande messe do Senhor. Com pouco tempo de ordenado fui convocado pela comissão organizadora da peregrinação de Nossa Senhora da Piedade nas paróquias da Diocese de Cajazeiras / PB que celebra o seu Centenário para acompanhar a imagem à Paroquia de Santa Helena / PB onde algumas das primeiras irmãs fizeram também missão com alguns missionários italianos que passaram nesta cidade.
A experiência foi muito tocante e forte, pois me encontrei com a miséria humana e não mais sendo uma ovelha no rebanho, mas agora um sacerdote. Rezei diferente e busquei acolher em meus braços e nas minhas mãos a humanidade ferida, sofrida, mas esperançosa por reparação e um abraço de misericórdia que restaura e renova. E sendo pastor, saí à procura dos rostos de minhas ovelhas outrora machucadas pela dor da separação, pela infidelidade, pelos males que afetam e ferem o coração, pelas vitimas das drogas, da prostituição, do aborto, da rejeição e de tantos outros males que ferem e desfiguram cada vez mais os rostos de tantas ovelhas desfavorecidas das bênçãos e graças de Deus.
A vivência do carisma nesta peregrinação mim levou a contemplar o que o papa Francisco disse à comunidade reunida para a solenidade de Pentecoste: “evangelizar jamais é um ato isolado”, mas “sempre eclesial” e reitera que uma comunidade é realmente adulta se consegue sair de seu recinto para levar a esperança de Jesus também às periferias. O sacerdote também é enviado pelas estradas do mundo para caminhar com os irmãos, professando e testemunhando a nossa fé indo às verdadeiras periferias do indiferentismo, do existencialismo, do materialismo, das periferias do coração humano que sempre nos afasta do ideal e do centro da missão profética e do grande projeto de anunciar e concretizar a verdadeira Alegria do Evangelho e do Reino de Jesus Cristo a nós confiado.    
Sem esquecer o lema de minha ordenação, tento viver a cada dia o que firmei com Deus e com o povo: “Em favor deles eu me consagro, afim de que também eles sejam consagrados na verdade”. (Jo 17, 19) Assim busco concretizar o meu sacerdócio servindo com amor àqueles que o Senhor mim confiou e assim, dando continuidade ao sacerdócio de Cristo numa eterna aliança de amor que se renova cada dia no Dom da Eucaristia, levo com os mesmos sentimentos de Cristo Pastor o grande valor de ensinar o meu povo, de leva-los ao verdadeiro conhecimento do grande exercício do amor na vida. O dom de santificar o meu povo, encaminhando os corações a contemplar e saborear os bens que emanam do alto; aspirando aos dons celestiais para uma vivência plena da nossa santidade aqui e agora. Por fim, o de governar o meu povo, de cuidar, zelar, proteger e encaminhar sempre os passos de minhas ovelhas no reto caminho da luz e da salvação.
 Com zelo apostólico, continuo esse grande e precioso ministério com a alegria do Santo Evangelho que preenche o meu coração de bons e santos sentimentos e que me leva a enfrentar pequenos e grandes mares agitados em favor dos necessitados, dos moribundos, dos que vivem no anonimato, dos que não têm fisionomia humana e que chegaram a provar do pranto amargo de uma vida não tão doce, dos que caem aos meus pés pedindo forças e luz para continuar o caminho da vida e assim mergulho no mais profundo amor de Deus na intenção de amenizar o sofrimento de Cristo que se faz presente em tantos irmãos e irmãs.
Com este firme proposito e sabendo que a Bem Aventurada Virgem Maria a Mãe de misericórdia vela e reza por meus passos nesta grande messe de seu filho, busco como ela ser um sacerdote que esteja atento aos suspiros, gemidos e choros dos irmãos e irmãs nos grandes e inúmeros vale de lágrimas da vida.  Com esse proposito também quero ser advogado com olhos de misericórdia a olhar a miséria dos filhos e filhas de Eva e encaminhá-los ao verdadeiro conhecimento do amor de Deus. Com sentimentos e revestido de Cristo Pastor invoco as copiosas bênçãos dos céus para que sejam derramadas abundantemente na vida de cada um (a) e como filho espiritual da inesquecível Bem-Aventurada Mastena, deixo o meu carinho e peço que também abençoe sempre o meu ministério sacerdotal para que seja pleno e fecundo pela ação do Espírito Santo.
Na Luz da Sagrada Face,
            Pe. Francisco Sílvio Roberto de Souza, RSF






Nenhum comentário:

Postar um comentário